Você já teve a percepção de que, com todas essas recentes mudanças nos modelos de trabalho, está um pouco mais difícil de acompanhar e entender o trabalho em andamento? Pois é, essa percepção foi documentada através de uma pesquisa que trouxe números assustadores sobre o quanto temos perdido com essa “invisibilidade” nas rotinas de trabalho.
A pesquisa realizada pela Wrike, uma empresa norte-americana desenvolvedora de software para gerenciamento de projetos, analisou no ano de 2022 o total de 804 líderes empresariais e 2.003 analistas de áreas como TI, marketing, gerenciamento de projetos, relações públicas e publicidade, todos de empresas com mais de 1.000 colaboradores nos EUA ou no Reino Unido.
O estudo coloca essa percepção em uma definição: “Matéria Negra do Trabalho”, pensando justamente no conceito físico de matéria negra, que é o conteúdo “invisível” que representa 95% de toda a massa do universo. No trabalho, a “matéria negra” representa todas as atividades e informações que nós não conseguimos enxergar de imediato, mas que tem uma poderosa influência em tudo ao seu redor, existindo em mensagens, chamadas de vídeo, planilhas e exercendo certa atração gravitacional para colocar nossos projetos na direção errada.
Mas qual a evidência dessa matéria negra do trabalho?
Ao serem questionados sobre qual o percentual de trabalho que você considera ter visibilidade, líderes e gestores responderam 54%, mas não só eles, os colaboradores disseram que seus gestores têm visibilidade de apenas 45% de suas entregas. Todo o restante (46% para os gestores e 55% para os colaboradores) configura a nossa matéria negra do trabalho.
Também podemos medi-la pelo seu impacto nos colaboradores e no trabalho deles. 61% dos analistas entrevistados sentem stress por não ter toda a informação que precisam para realizar seus trabalhos, assim, toda a equipe possui mais dificuldade em medir e gerenciar o progresso no trabalho e identificar possíveis problemas antes que se transformem em crises graves.
Se somarmos tudo isso com tempo desperdiçado em atividades como: repetir trabalhos que já foram feitos, participar de reuniões improdutivas e acompanhar ações ou status, teremos uma possível visualização do que é essa matéria negra do trabalho.
Quanto isso custa para as empresas?
De acordo com o estudo, analistas perdem em média 13,7 horas por semana devido a matéria negra do trabalho, só com esse número já seria possível calcular quanto sua empresa pode estar perdendo em produtividade, mas o estudo aprofunda um pouco mais este cálculo e chega em uma perda média de US$ 16.500 (dólares) por colaborador/ano, sem falar nos custos para empresa com atrasos em projetos, com atrasos em lançamentos ou desenvolvimentos de campanhas ou produtos. Essa perda de produtividade pode impactar até mesmo o quanto uma empresa está perdendo em negociações ou em seu market share, mas esses são indicadores mais difíceis de serem mensurados.
Como combater a matéria negra do trabalho?
Uma das maneiras de mitigar esse problema é através da centralização das informações e tarefas de seu projeto em uma única fonte da verdade, onde você possa rastrear e visualizar todos os dados de seu projeto, como o andamento, riscos, prazos, orçamento e outros. Segundo o estudo 65% dos gestores entrevistados encontram problemas em seus projetos toda semana que poderiam ser evitados com uma melhor visualização sobre status e insights em tempo real.
Além disso, reduziria o stress dos colaboradores pelo simples fato de que todas as informações necessárias para o bom andamento dos projetos estariam disponíveis e centralizadas, por outro ângulo, resolveria também um conflito que apareceu em 57% dos entrevistados: “o meu gestor não entende o quanto eu me esforço no trabalho”, pois com uma única fonte da verdade nas informações, seria possível entender melhor a carga de trabalho sobre cada um da equipe.
Você tem gerenciado seus projetos da melhor maneira?
Conduzir projetos complexos com maestria não é uma tarefa fácil, muitas vezes você pode se encontrar no escuro, com baixa visualização do todo e muito exposto a essa “matéria negra do trabalho” que comentamos, aqui entra o propósito da CAVOK: “tornar o mundo mais eficiente”. Nós já ajudamos empresas a conduzir mais de 1100 projetos de maneira organizada e eficaz, através de uma metodologia ágil personalizada, causando impacto em toda a cadeia produtiva, conheça o trabalho da CAVOK e conte-nos: como podemos ajudar a sua empresa hoje?