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O que vimos no Web Summit Rio 2024

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A CAVOK marcou presença nos três dias do evento, reconhecido pela BBC como uma das maiores conferências de tecnologia e inovação do mundo

A segunda edição do Web Summit Rio 2024, um dos maiores eventos de tecnologia da América do Sul, ocorreu do 15 ao dia 18 de abril no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de 34.397 pessoas de 102 países, 1.066 startups de 42 países representando 31 indústrias, palestras de 518 palestrantes, presença de 499 investidores e 175 parceiros, incluindo IBM, Huawei, Salesforce, entre outros. A CAVOK marcou presença nos três dias do evento, reconhecido pela BBC como uma das maiores conferências de tecnologia e inovação do mundo

No Web Summit, as empresas têm a oportunidade de compartilhar suas inovações e práticas bem-sucedidas. Destacaram-se palestras de empresas como Burger King, Nubank, Embraer, Nvidia, iFood e Reclame Aqui, nas quais pudemos participar e conhecer um pouco mais do universo, desafio e inovações de cada setor. Além disso, o evento oferece encontros mais íntimos com os palestrantes, em rodas de conversa e masterclasses, permitindo um aprendizado mais profundo e uma construção de conhecimento mais sólida.

Conheça um pouco mais sobre nossa participação e sobre tudo que aprendemos nesses dias de evento.

O tema mais abordado: Inteligência Artificial

A inteligência artificial está ganhando cada vez mais destaque, e no Web Summit Rio 2024 não foi diferente. Das mais de 15 trilhas de conhecimento, quase todas abordaram a aplicação, implicações e impactos da IA em nosso cotidiano. Uma das visões mais aclamadas sobre a IA foi a do filósofo Mário Sérgio Cortella, que trouxe uma reflexão de como podemos enxerga-las como uma ferramenta que potencializa ou automatiza nossas ações, sem permitir que ela seja totalmente autônoma, para que não percamos jamais a capacidade humana de decidir o que e quando queremos. “Não devemos ser possuídos por aquilo que possuímos”.

O tema da inteligência artificial (IA) ainda apresenta muitas incertezas, já que ainda o setor não é regulamentado e também não compreendemos completamente seu impacto futuro. Enquanto isso, há uma ênfase significativa no gerenciamento de equipes e empresas, uma habilidade que a IA não pode replicar.

Podemos ser marcas, mas também podemos ser mídia

Vimos também uma iniciativa bastante interessante liderada por Otaviano Costa e Flávia Alessandra empreendendo com a Agência Family. Eles perceberam que não precisam ser apenas marcas (aqueles rostinhos bonitos), mas também podem se tornar veículos de mídia. Dessa forma, conseguem ter mais controle sobre suas carreiras artísticas e não ficam dependentes de veículos de mídia ou anunciantes para se comunicar com o público (o empreendedorismo é legal!).

Sucesso há mais de 20 anos: Whopper

Um dos conteúdos que também chamou a atenção foi a estratégia do Burger King para manter a venda constante de um mesmo produto por mais de 20 anos: o Whopper. Apesar das transformações sociais e tecnológicas, sua abordagem é simples: “mudamos algumas coisas, mas não mudamos tudo!”. O Burger King adaptou-se às mudanças tecnológicas e ajustou sua comunicação com o público, garantindo assim o sucesso contínuo do Whopper ao aproveitar a tecnologia a seu favor.

O impacto do TikTok

Um exemplo marcante é o sucesso do protetor labial Carmed Fini da Farmacêutica Cimed: um vídeo da produção do produto, ainda na fábrica, viralizou e causou uma demanda em massa nas farmácias, mesmo antes de seu lançamento oficial. As farmácias chegaram a colocar avisos nas portas informando que o produto ainda não estava disponível. Esse pré-lançamento viral contribuiu significativamente para o sucesso do produto quando foi finalmente lançado, com Larissa Manoela e Maisa promovendo-o nas mídias sociais. 

Outro aspecto intrigante é o impacto do TikTok nas comunidades e na transformação do “boca a boca”, o que pode ser um aliado para as empresas. 

Outro exemplo é a seção dedicada a produtos que se tornaram virais no TikTok nas unidades da Livraria da Vila, em São Paulo. Isso demonstra como o conteúdo compartilhado na plataforma pode influenciar os usuários como consumidores, destacando mais uma vez o impacto da tecnologia em nossas vidas e decisões.

O Flamengo como marca global

Outro assunto que chamou a atenção durante o evento foi o desafio de gerenciar uma marca (global) como o Flamengo. Um em cada quatro brasileiros é torcedor do Flamengo, mas mais de 90% deles não moram no Rio de Janeiro. Isso significa que a grande maioria nunca teve a oportunidade de ir ao Maracanã para assistir o seu time jogar. Gerenciar uma marca global também exige estratégias complexas, como a criação de conteúdo para os torcedores em três idiomas diferentes.

Conclusão

O Web Summit Rio 2024 proporcionou uma imersão única no universo da tecnologia e inovação.

Com números recordes de participantes, palestras inspiradoras e discussões envolventes, o evento mostrou o papel fundamental da tecnologia na transformação dos negócios e da sociedade. Desde os debates sobre inteligência artificial até as palestras sobre empreendedorismo e impacto social, foi destacado a importância de estarmos atentos às tendências e oportunidades que moldam o futuro. 

A CAVOK teve o privilégio de participar desse evento marcante e esperamos continuar contribuindo para o avanço da tecnologia, da inovação e da eficiência em um mundo em constante evolução.

Por fim, e não menos importante, o slogan da Embraer resume com singular presteza tudo aquilo que vivemos, vimos e falamos durante os dias do Web Summit Rio 2024: ” O céu é infinito. A inovação também“.

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