O que existe de semelhante entre um voo de uma aeronave e um projeto na sua empresa? Ambos possuem início, meio e fim, ambos envolvem profissionais especializados e ambos contam com boas práticas de gerenciamento.
Com essas semelhanças, o que podemos aprender com a aviação para aplicar em nosso dia a dia na empresa? Abaixo trago seis regras conhecidas dos pilotos que podem agregar no gerenciamento de projetos e operações em qualquer tipo de organização.
- AVIATE, NAVIGATE, COMMUNICATE
- Este é um lema conhecido da aviação e deve ser sempre pensado nesta sequência, os pilotos devem sempre manter o foco em pilotar a aeronave primeiro (Aviate), depois navegar (Navigate) e, uma vez que tudo esteja sob controle, comunicar-se seja com o controle de tráfego aéreo, a tripulação ou os passageiros (Communicate).
- No mundo da aviação, essa é uma abordagem comum para todas as situações de voo, especialmente em condições de emergência. Pilotos podem ficar tão focados em resolver um problema em uma emergência que às vezes se esquecem de pilotar a aeronave. O acidente do voo Eastern Air Lines 401 aconteceu pois os pilotos ficaram tão focados na resolução do problema no painel da aeronave que se esqueceram de se manter voando de maneira estável, com isso a aeronave se chocou contra o solo.
- No dia a dia corporativo isso nos mostra que não devemos abandonar nossas atividades essenciais para focar somente nos problemas emergenciais, independente do que aconteça, precisamos manter a aeronave no prumo, para então pensarmos onde queremos chegar (Navigate) e assim nos comunicarmos com o redor (Communicate).
- SEMPRE TENHA UMA SAÍDA
- Nunca se coloque em uma situação da qual não possa sair com segurança. Nunca se coloque em um canto sem saída. Os pilotos fazem isso planejando rotas alternativas, levando combustível extra e sempre procurando um local de pouso de emergência, mesmo quando não há emergência.
- Além dos riscos, quais as tratativas que eu terei para meu projeto? Quais são as saídas para os possíveis problemas? As respostas para essas perguntas podem evitar grandes desastres para seus projetos, portanto sempre que tomar uma decisão, certifique-se de deixar para si mesmo outra opção caso as coisas não saiam como planejado.
- NADA VOA SEM COMBUSTÍVEL
- Uma aeronave obviamente não voará sem combustível, algo que é calculado antes mesmo da decolagem. Um trágico exemplo de acidente em que a falta de combustível foi responsável pela queda da aeronave é o voo LaMia 2933, que transportava o time da Chapecoense em 2016.
- O que alimenta o andamento do seu projeto? Você calculou o combustível para todo o período? Caso seja preciso adiar o prazo de finalização, teremos a energia necessária? Um projeto pode ter diversos “alimentos”, como orçamento, horas da equipe, dias úteis, reuniões, certifique-se que todo o necessário está provisionado.
- A DECOLAGEM É OPCIONAL, O POUSO É OBRIGATÓRIO
- Verdade no sentido mais literal para os pilotos, essa regra se aplica a todos os futuros projetos. Não decole a menos que você tenha certeza de que pode pousar! Não inicie um projeto a menos que tenha certeza de que pode concluí-lo, sempre termine o que começou.
- Verdade no sentido mais literal para os pilotos, essa regra se aplica a todos os futuros projetos. Não decole a menos que você tenha certeza de que pode pousar! Não inicie um projeto a menos que tenha certeza de que pode concluí-lo, sempre termine o que começou.
- FIQUE LONGE DAS NUVENS
- Apesar dos pilotos aprenderem em sua formação tudo sobre clima, tempestades e nuvens, sabem que acima de tudo é melhor ficar longe das nuvens. Nuvens podem significar turbulência, chuva embutida ou tempestades e falta de visibilidade. Voar para uma nuvem é arriscado, não será possível visualizar outras aeronaves, torres ou montanhas, por exemplo.
- Fique longe das nuvens também em seu projeto, existem problemas que podemos evitar de se envolver, afaste-se de ambientes nos quais você não consiga enxergar claramente o suficiente para atravessar até o outro lado sem acidentes ou perca de estabilidade.
- ESTEJA UM PASSO À FRENTE DA SUA AERONAVE
- Nunca deixe uma aeronave levar você para algum lugar onde sua mente não chegou cinco minutos antes. Ficar um passo à frente da aeronave significa saber exatamente onde você está e para onde está indo o tempo todo, esteja sempre planejando o próximo passo e se preparando para a chegada da aeronave até antes do início do pouso. Isso mantém pilotos cientes de sua posição nas nuvens mesmo sem nenhuma referência visual do solo. O mesmo se aplica para um projeto, esteja sempre um passo à frente!
Ainda falando sobre aviação, você sabia que CAVOK significa Ceiling and Visibility OK? Em poucas palavras, é o termo usado por pilotos para indicar quando o céu está sem nuvens e com uma boa visibilidade para o voo, ou seja, o popular “céu de brigadeiro”.
Com essa inspiração, a CAVOK é focada em ajudar a conduzir os seus negócios em um voo sem turbulência. Conte conosco para aplicar as boas práticas de gerenciamento dentro da sua empresa.