Confira os destaques do maior evento de tecnologia e inovação do mundo, realizado pela primeira vez no Brasil
Crescimento com resultado e eficiência, Inteligência Artificial, ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), segurança de dados e gerenciamento de times em tempos incertos foram algumas das temáticas abordadas durante os quatro dias do Web Summit Rio 2023, o maior evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo, realizado pela primeira vez no Brasil. Mais de 20 mil participantes, de dezenas de países, estiveram no Rio de Janeiro na última semana. Sempre atenta às grandes tendências que chegam para transformar e inovar os negócios, a CAVOK participou da conferência e elencou os destaques para o mercado atual e do futuro.
Entre os pontos positivos do evento, o founder e CEO da CAVOK, Gus Moreira, que representou a empresa no Rio de Janeiro, cita o formato, que possibilita a união de várias pessoas, com metas diferentes, mas com o objetivo comum de entender, discutir e planejar o futuro em 14 trilhas diferentes, com debates rápidos, de aproximadamente 20 minutos cada.
O tema onipresente do Web Summit foi inteligência artificial, com alertas de que o setor precisa de regulamentações específicas. Interligando governança e inteligência artificial, ‘dados’ foi a palavra do momento nos debates. A base da IA são os dados e como eles são coletados, usados, metrificados e armazenados é um ponto comum de atenção entre as corporações.
“A inteligência artificial é uma ferramenta que ajuda a potencializar o nosso trabalho e a atingir um resultado, por isso, precisa de dados confiáveis”, observa Gus. Os grandes pilares da regulamentação da IA discutidos no evento foram: clareza sobre o seu funcionamento, responsabilidade, segurança e confiança.
Como gerenciar times em tempos incertos?
Há dois anos, o ponteiro estava muito a favor do empreendedor, e havia muito capital disponível; veio a pandemia, o cenário mudou e o capital ficou mais escasso e os investidores estão mais criteriosos e preocupados em fazer uma gestão mais eficiente, amparada em métricas com resultados. É necessário buscar meios de errar menos, ainda inovando, pois as grandes apostas de hoje podem custar caro.
“Precisamos de pessoas capacitadas, processos eficientes, uma cultura bem estruturada e uma metodologia focada em resultados”, exemplifica o sócio e consultor principal da CAVOK, fazendo um comparativo com a metodologia OKR, utilizada com seus clientes para, inclusive, dar mais previsibilidade e eficiência aos processos. “Antigamente, o sucesso estava no PowerPoint, hoje está no resultado, portanto, ideia boa é ideia realizada”, complementa.
Transformação de negócio
O novo cenário de transformação foi uma pauta de relevância para os participantes da conferência. O mundo está entrando na segunda onda de transformação de negócio, a primeira foi a digital (saída do offline para o online, com o trabalho remoto, por exemplo), agora, o mercado entra em um movimento de crescimento digital com eficiência. A segunda onda está avançando no mercado internacional e começa a surgir no Brasil.
Crescimento sustentável
Outro tema debatido no Web Summit foi a sigla que está na pauta de todos os CEOs: ESG; porém, sem muita visibilidade para as vertentes ambiental e social, mas sim com foco em governança. O tópico foi abordado como uma necessidade atual, mostrando que a empresa que ainda está pensando em ESG está atrasada e perdendo dinheiro, pois é uma realidade fundamental para o futuro de qualquer organização.
“A nossa participação no Web Summit Rio 2023 foi uma grande validação para o direcionamento que damos à CAVOK, reafirmamos que temos alma de multinacional, com uma metodologia clara que nos dá condições para crescer, com velocidade, e para ajudar o mundo a se tornar mais eficiente”, conclui Gus Moreira.