Grande parte do trabalho feito em muitas organizações é feito de forma colaborativa por equipes. A equipe é a unidade molecular onde a produção realmente acontece, onde as ideias inovadoras são concebidas e testadas e onde os funcionários vivenciam a maior parte de seu trabalho. Mas também é onde questões interpessoais, conjuntos de habilidades inadequadas e objetivos de grupo pouco claros podem prejudicar a produtividade e causar atrito.
Com base no Project Oxygen, realizado pelo Google para estudar os times com melhor eficácia, foi desenvolvido um conjunto de 5 aspectos que ajudam a desenvolver um time de alta performance. São eles:
- Segurança psicológica: Podemos correr riscos nessa equipe sem nos sentirmos inseguros ou constrangidos?
- Confiabilidade: Podemos contar uns com os outros para fazer um trabalho de alta qualidade no prazo?
- Estrutura e clareza: As metas, funções e planos de execução em nossa equipe estão claros?
- Significado do trabalho: Estamos trabalhando em algo que é pessoalmente importante para cada um de nós?
- Impacto do trabalho: Acreditamos fundamentalmente que o trabalho que estamos fazendo é importante?
A segurança psicológica é a mais importante dos 5 aspectos, e a base dos outros quatro.
Como assim? Assumir um risco em torno dos membros de sua equipe parece simples. Mas lembre-se da última vez que você estava trabalhando em um projeto. Você sentiu que poderia perguntar qual era o objetivo sem o risco de soar como se você fosse o único fora do circuito? Ou optou por continuar sem esclarecer nada, para não ser percebido como alguém que não sabe?
Acontece que todos nós relutamos em nos engajar em comportamentos que possam influenciar negativamente a forma como os outros percebem nossa competência, consciência e positividade. Embora esse tipo de autoproteção seja uma estratégia natural no local de trabalho, é prejudicial ao trabalho em equipe eficaz.Por outro lado, quanto mais seguros os membros da equipe se sentem uns com os outros, maior a probabilidade de admitirem erros, fazerem parceria e assumirem novos papéis, isso afeta praticamente todas as dimensões importantes que analisamos para os funcionários. Indivíduos em equipes com maior segurança psicológica são menos propensos a deixar a empresa, são mais propensos a aproveitar o poder de ideias diversas de seus colegas de equipe, geram mais receita e são classificados como eficazes duas vezes mais pelos executivos.