Como construir bons OKRs

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Desde a criação da metodoologia OKRs na Intel no início da década de 1970, os Objetivos e Resultados-Chave atraem diversas pessoas do mundo corporativo para que possam crescer de um jeito mais consistente. Lógicamente as empresas de tecnologia como Google, Amazon, Dropbox ajudaram na divulgação desse método de trabalho pois atribuem o OKRs como um dos principais pilares do sucessos. De acordo com Larry Page, fundador do Google e CEO da Alphabet: “Os OKRs ajudaram a nos levar a um crescimento de 10 vezes, muitas vezes”.

Muitas empresas, tanto tecnológicas quanto não tecnológicas, estão implementando ou já implementaram OKR.

Mas aqui está o pulo do gato! Os OKRs são apenas um framework para construção de metas. Eles vão ajudar na criação objetivos bons, e também ruins. De todas as ferramentas de gestão, o OKR é a mais fácil de ser usada indevidamente, usar indevidamente e abusada e, infelizmente, muitas empresas caem nesta armadilha. Este é um grande problema porque o mau uso do OKR pode amplificar os problemas com os quais a organização está preocupada, em vez de corrigi-los.

Os OKR divide as metas em duas partes:

Objetivo — Uma breve declaração aspiracional que explica a intenção – onde queremos estar
Principais resultados: de 3 a 5 resultados mensuráveis que explicam como mediremos o sucesso

Uma terceira parte, que pode ser opcional mas importante, é o contexto – um pequeno parágrafo vinculado ao OKR que explica por que escolhemos esse objetivo específico ou resultado principal.

Um OKR é definido para um período específico, normalmente um trimestre, embora no nível organizacional você também possa definir OKRs anuais ou semestrais. Você pode usar ciclos de OKR mais curtos, mas sempre recomendamos usar ciclos de 3 meses pois é um bom tempo para realizar um trabalho significativo e ainda assim evitar as armadilhas da baixa previsibilidade e do inchaço do projeto.

Alguns exemplos de Objetivos no nível da empresa:

Objetivo: os clientes podem pagar em qualquer lugar
Objetivo: experiência do usuário agradável e sem erros
Objetivo: Criar o melhor local para trabalhar

Os objetivos são muito parecidos com declarações de missão. Eles são concisos, inspiradores e ambiciosos (aqui não há problema em usar superlativos como “o melhor” ou “0% de erros”). Eles também são bastante vagos. Quem sabe o que realmente significa “Os clientes podem pagar em qualquer lugar” ou “Criar o melhor lugar para trabalhar”? É aí que entram os Resultados-Chave (KRs).

Objetivo: Os clientes pagam em qualquer lugar

● Resultado-Chave: Alcançar 40.000 transações de pagamento por mês
● Resultado-Chave: 25% do pagamento ativo de 7 dias em dispositivos móveis
●Resultado-Chave: Aumento da taxa de retenção de pagamentos móveis em 90 dias para 42%

A estratégia fica muito mais clara agora, não acha? Qualquer pessoa na empresa pode entender imediatamente o que é esperado e como isso se aplica a eles.

De onde tiramos os Resultados-Chaves?

Um boa base para criar Resultados-Chaves, além de metrificaveis, é que eles devem medidos pelo: Impacto, Resultado Final ou Entrega de Valor

Com muito poucas exceções, queremos que os Resultados-Chaves sejam medições de Impacto (ie.: quantidade de transações que aconteceram no ciclo, quantidade de receita gerada, etc.) , um Resultado Final (ie.: porcentagem de usuários que fizeram primeira ação nas 48 horas após a receberem convite) ou Entrega de Valor (ie.: Realização do evento XYZ, lançamento da plataforma Y, etc).

Cuidado! Basear os seus Resultados-Chaves em Entrega de Valor pode ser perigoso (ie: lançar o recurso X até Dezembro), pois no meio do ciclo pode se perceber que a estratégia do recurso X já não é suficiente para atingir o Objetivo e você terá que mudar de estratégia. Por isso, sempre recomendamos a construição com Resultados-Chaves como Resultados Finais (ie.: geração de receita, aumento de usuários ativos, etc).

Para criação de bons OKRs e evitar o mau uso da ferramenta para que os seus problemas aumentem ao invés de corrigi-los, conte com a experiência da CAVOK. Nós te ajudamos desde a concepção até a efetiva entrega e análise de resultados.

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